Blog

PROCRASTINAÇÃO É IGUAL MATO


PROCRASTINAÇÃO É IGUAL MATO

Se eu fosse listar quais são os comportamentos mais presentes nas pessoas que fracassam, com certeza teria um que seria característico a todas elas. A procrastinação. O popular “amanhã eu faço”.

Certa vez alguns jardineiros discutiam qual a melhor hora ou estação para cortar o mato dos jardins. Alguns diziam ser o verão, outros a primavera e assim caminhava a discussão. Resolveram então perguntar para um velho homem, dono do jardim mais bonito da região.

– Senhor, diga-nos, qual a melhor hora para se cortar o mato do jardim?

– Quando você o vê.

Fiz esta observação em uma empresa em que trabalhei: costumava olhar o comportamento dos jardineiros para manter os jardins sempre tão bonitos e arrumados. Descobri que ao contrário dos procrastinadores, eles não se importam em trabalhar fora de cronogramas. Perdi a conta de quantas vezes vi excelentes jardineiros – já vestidos para irem embora – se curvarem para arrancar com a própria mão o matinho que insiste em crescer em meio ao seu jardim. Embora todas as atividades fossem planejadas conforme as estações, nada os impedia de fazer pequenos ajustes de rota para que o resultado fosse sempre impecável.

Os procrastinadores, ao contrário disto, são fiéis as suas regras e planos, que na maioria das vezes serve apenas para poupá-los da dedicação e do trabalho. Na visão do procrastinador não existe dia mais importante que o amanhã. Nele moram todas as decisões, todos os sucessos, todas as conquistas e também todo o trabalho de quem deixa para ele o que deveria ser feito hoje. Procrastinar tem se tornado um mal social e pode, sem dúvida, arruinar vidas e carreiras.

Não tenho dúvidas do poder do planejamento, da preparação e da análise de cenários futuros, contudo, só existe um dia para o trabalho e ele se chama hoje.

Não espere a segunda-feira, o ano que vem, o fim da pandemia para iniciar os trabalhos no jardim da sua vida.

Afinal de contas, qual a melhor hora para se admirar um jardim? Quando você passa por ele.

Voltar